Revollu

Blog Revollu

people together
Voltar

2023-05-16 3 min leitura

Até que ponto as notas definem os alunos? Um debate sobre avaliação e a autoestima na educação infantil

Hoje em dia, muito se debate a questão das notas para a educação, em especial a infantil. Sabe-se que há países como a Finlândia, por exemplo, onde essas métricas passam a ter valor apenas após certa idade. A educação competitiva e que compara as pessoas, acaba gerando mais problemas do que soluções e isso traz fortes implicações para os alunos. Alguns se rotulam como Alunos nota 10, outros se acham medianos e alguns chegam a afirmar que são burros.

Assim, ao invés de pais premiarem ou punirem as crianças baseadas nas notas obtidas, o tratamento destas com feedback ou na visão da avaliação formativa é interessante.
Deve-se desde cedo trabalhar com conceitos de que as notas não nos definem nem classificam, elas apenas nos ajudam a perceber se estamos entendendo bem ou não as aulas.

Quando as crianças interpretam a definição de uma nota como uma definição de si e não apenas como um indicador de desempenho isso pode gerar problemas. Por outro lado o desenvolvimento da compreensão da nota como um simples indicador lhes permite lidar com notas altas e baixas sem afetar a estima.

Não rotule seu filho como um aluno nota 10, da próxima vez diga, sua notas foram excelentes!
Esse é o primeiro passo para a mudança de percepção do seu filho em relação as notas e conceito de si.

Veja que o Aluno nota 10 – rotula a criança enquanto o segundo comentário reflete o resultado do trabalho da criança e não uma definição dele em relação a uma nota boa ou não. Caso a nota do seu filho seja mediana, você pode dizer algo como: "Parece que você ficou com dúvidas nesse teste. Que tal nos planejarmos para descobrir o que não ficou claro e tirar as dúvidas?" Essa abordagem permite a criança a focar na melhoria da nota ao invés de se sentir diminuído por ter tirado uma nota mais fraca.

Esse tipo de abordagem é excelente para o dever de casa também. Juntos, você e seu filho podem determinar um valor que represente conhecimento sólido do material apresentado. Após chegar a um acordo, as notas obtidas com valores menores mostram que o conteúdo deverá ser revisto antes de prosseguir. Trabalhando dessa maneira, o refazer o dever não será um castigo, mas sim uma busca pela excelência.

O melhor do tratamento de notas como feedback é o da dissociação da definição do indivíduo com base nas notas. Assim, mesmo que as notas forem baixas o aluno sabe que pode melhorar, não é uma questão de SER de um modo de outro, é uma questão de no momento da prova, não ESTAR bem, não estar preparado para a prova, etc.

Bibliografia:
Rodríguez-Garcés, Carlos René, Gallegos Fuentes, Marcelo, & Padilla Fuentes, Geraldo. (2021). Autoestima en Niños, Niñas y Adolescentes chilenos: análisis con árboles de
clasificación. Revista Reflexiones,100(1), 19-37. htps://dx.doi.org/10.15517/rr.v100i1.43342mãmãe – Blog Como as notas afetam a auto-estima das crianças. 09 julho, 2022
https://soumamae.com.br/como-notas-afetam-autoestima-criancas/

Venha se
conectar

Siga-nos nas redes sociais
e acompanhe o universo Revollu.
instagram logo facebook logo linkedin logo

Revollu

Produtos

Atendimento

(Segunda a Sexta das 09h00 às 17h30)

Revollu Tecnologia 41.811.544/0001-10 R. Roque Antonio da Silva, 181 - Bambuí, MG - 38900-000

Ao acessar nosso site, alguns dados relacionados ao seu dispositivo, bem como cookies poderão ser coletados com a finalidade de operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para saber mais, acesse nossa política de privacidade.

instagram logo facebook logo linkedin logo
instagram logo facebook logo linkedin logo