Revollu

Blog Revollu

people together
Voltar

2023-03-14 4 min leitura

A Culpa da Mãe que Trabalha e a Rede de Apoio

Mesmo com todos os avanços nas discussões sobre o trabalho e as mudanças na dinâmica familiar, ainda hoje o grande dilema acaba pesando para as mães. Com quem vou deixar meu filho? Como retomar a minha carreira?

Muitos pais, em especial de primeira viagem, não entendem de fato o conceito de culpa ligado ao retorno das atividades profissionais. Cada país tem suas regras quando se trata das licenças-maternidade/paternidade… e é difícil saber se é mais fácil ou mais difícil conforme o bebê vai se tornando mais velho ou não.

Em relação a todas essas questões, ao procurar por informações na internet não é raro se deparar com milhares de textos, postagens e comentários relacionados a essa culpa e percebe-se que essa preocupação é mais comum do que se imagina e isso a nível mundial.

A maternidade/paternidade envolve uma dedicação em tempo integral, sendo uma atividade voluntária que envolve escolhas. O trabalho por sua vez é uma atividade que faz parte da vida de muitas pessoas então a questão de ser capaz de obter sucesso em ambas as atividades e não se sentir sacrificando uma ou outra opção acaba sendo um grande desafio.

Algumas famílias possuem redes de apoio bem estruturadas, o que torna a decisão de retorno a atividade profissional mais tranquila. No entanto, na medida em que a criança vai crescendo, a necessidade de socialização e o acesso a experiências de aprendizado além do convívio familiar, vai se tornando cada vez mais importante. Muitas famílias dependem economicamente da atividade do casal e esse fator pesa na tomada de decisão de voltar ao mercado de trabalho após o nascimento do bebê.

Após a constatação da vontade/necessidade de retorno ao trabalho as dúvidas mais comuns são: essa é a melhor escolha para meu filho? Ele vai sentir minha falta? A criança se sente abandonada? Estou fazendo o bem para a criança?

Antes de começar a surtar nas dúvidas que tal reconhecer seus sentimentos conflituosos? A partir disso, faça o melhor que puder.

Algumas dicas para te ajudar a lidar com todas essas questões são:

  1. Descubra quais são as suas necessidades
    Esta questão está relacionada a sua jornada, local de trabalho, disponibilidade de seu parceiro(a), rede de apoio. Pense sobre todas essas variáveis e a partir disso decida sobre a melhor opção de cuidados para você. Um bom planejamento evita frustrações e pode evitar gastos desnecessários.

  2. Encontre um sistema de cuidado para a criança que atenda a sua necessidade
    Existem algumas alternativas para os pais escolherem em relação aos filhos. Creches, hotéizinhos, pré-escolas, centro de desenvolvimento das crianças… Dependendo da idade da sua criança uma babá de tempo integral, ou meio período dependendo das suas necessidades pode resolver.

  3. Trabalhar em home-office te livra da necessidade de ajuda?
    Nem sempre? Para os pais que possuem horários flexíveis, conciliar ou organizar os seus horários em torno da rotina da criança é mais fácil. Muitos pais aproveitam o horário da escola, para adiantar questões de trabalho, complementando a noite caso seja necessário.

Existem algumas mães que participam de uma rede de mães do condomínio ou trabalho e conseguem organizar rodízios para levar, buscar as crianças na escola, ou atividades extras, além de poderem organizar dias de brincadeiras na casa de um ou outro, sendo essa uma alternativa mais econômica.

Se as crianças já frequentarem a escola, algumas dicas podem ajudar na preparação da rotina com as crianças em especial no retorno as aulas:

Faça um tour na escola com a criança. Acompanhe o seu filho num passeio pelas dependências escolares para que ele se sinta mais familiarizado com o ambiente e não se sinta inseguro.

Deixe as coisas pré-arrumadas para a rotina do dia a dia. Organização da mochila, pré-preparação de lanches que podem ser acondicionados na geladeira. Uniforme e demais itens necessários para as atividades do dia podem ficar dispostos de modo a facilitar sua rotina pela manhã, de modo que você e sua criança tenham um início de dia tranquilo. Isso evita a associação da ida para a escola/trabalho como uma coisa estressante e desagradável.

Fonte: Moutafis, Natalie – My Tiny Humanparenting blog. The Parents' Website.https://theparentswebsite.com.au/my-tiny-human-mums-guilt/
Parris, Jennifer 5 dicas para as mães que trabalham lidarem com cuidados dos filhos. Blog Urban Sitter https://blog.urbansitter.com/5-tips-working-moms-managing-child-care/

Venha se
conectar

Siga-nos nas redes sociais
e acompanhe o universo Revollu.
instagram logo facebook logo linkedin logo

Revollu

Produtos

Atendimento

(Segunda a Sexta das 09h00 às 17h30)

Revollu Tecnologia 41.811.544/0001-10 R. Roque Antonio da Silva, 181 - Bambuí, MG - 38900-000

Ao acessar nosso site, alguns dados relacionados ao seu dispositivo, bem como cookies poderão ser coletados com a finalidade de operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para saber mais, acesse nossa política de privacidade.

instagram logo facebook logo linkedin logo
instagram logo facebook logo linkedin logo