Revollu

Blog Revollu

people together
Voltar

2022-10-10 5 min leitura

Gestão de pessoas: dicas que te ajudarão a ser um gestor melhor

Independente da sua posição na empresa, saber trabalhar com outras pessoas é um grande diferencial rumo ao sucesso. No entanto, para as pessoas em posições de gerência, saber como lidar com as pessoas e as questões relativas às mesmas é mister para seu sucesso e o sucesso da empresa.

Felizmente, habilidades para lidar com pessoas, facilitando o sucesso e o desenvolvimento de sua equipe, podem ser aprendidas. Independente do seu background ou da indústria a que você pertence, lidar com pessoas pode ser aperfeiçoado. Como qualquer habilidade, o processo leva um tempo, mas melhorias podem ser feitas ao longo do processo e o primeiro passo pode começar já!

A gestão de pessoas, de um modo geral, é um tópico bem abrangente e inclui desenvolver, organizar, resolver problemas e melhorar o lado pessoal da empresa. Essas habilidades vão desde mediar pessoas com personalidades conflitantes dentro de uma equipe ao desenvolvimento de um sistema de RH efetivo para uma empresa.

DICAS

A gestão de pessoas inicia-se ouvindo e o ouvir inicia-se um pouco antes do que você imagina. Ouvir vai além do começo e fim de uma conversação: ser atencioso, olhar nos olhos, tomar notas e esperar a outra pessoa parar de falar antes que você inicie, são coisas que você pode praticar. Uma outra questão ligada ao ouvir, diz respeito a manter a mente aberta e não chegar a conclusões precipitadas. Assim, você não pode achar que sabe o que o outro está pensando, qual é o seu problema e/ou qual é a causa de seu problema. Escute com a intenção de entender o máximo possível sobre a situação, se prepare para as reuniões, mas não pense que você tem todas as respostas.

Aprenda a separar problemas pessoais de problemas organizacionais

Seus funcionários terão problemas e você terá que ajudá-los a resolver. Mas, nem todos os problemas são iguais. Em geral problemas na empresa, caem em duas categorias: pessoais e organizacionais. Eles podem se manifestar da mesma maneira ao conversar com um ou mais empregados, mas entender a diferença entre esses tipos de problemas irá te ajudar a não cometer gafes ao se endereçar a pessoa.
Lidar com o problema organizacional como um problema pessoal é como colocar um curativo em uma janela quebrada. Do mesmo modo, tratar um problema pessoal como organizacional é como comprar um carro novo para se tornar um motorista melhor.

Exemplos de problemas pessoais:

Esses problemas, quando ocorrem com um ou poucos funcionários, podem ser corrigidos com as habilidades do gestor de pessoas e sem intervir muito na organização da empresa. Por outro lado, problemas organizacionais não são tão fáceis de serem resolvidos.

Exemplos de problemas organizacionais:

Todas essas questões são inerentes aos problemas organizacionais da empresa.
Os gerentes precisam usar suas habilidades com pessoas para compreender o problema organizacional citado previamente, enquanto maneja as pessoas de modo que todos fiquem bem até que as situações estejam sendo endereçadas e totalmente resolvidas.

Entenda o valor do seu funcionário

Comunicar-se com os funcionários e possuir empatia com eles, fará você compreender o que move essa pessoa, qual papel ela possui, representa, e quais os seus sonhos dentro da empresa. Hoje muito se fala de gestão de competências, mas, além de competência, a satisfação da pessoa ao desempenhar essa ou aquela função/atividade tem que ser levada em conta.
A pessoa que trabalha nos projetos em que ela acredita, tem um nível de satisfação maior. Pode parecer bobagem, mas hoje é possível perceber que pessoas satisfeitas, raramente apresentam atestados médicos.
É necessário que o gestor tenha um feeling e uma sensibilidade para saber conversar com um funcionário insatisfeito e encontrar uma solução boa para ambos. Às vezes, se faz necessário reestruturar equipes.

Equilíbrio entre críticas e elogios

Os supervisores tem que saber equilibrar as críticas e os elogios às equipes.
Estudos mostram que os gerentes não gostam de criticar, mas na contramão do movimento, também não sabem elogiar. O equilíbrio é necessário e a filosofia é: elogie em público e corrija em particular (Mário Sérgio Cortella).

Alguns estudos apontam que equipes elogiadas tendem a apresentar resultados melhores. Mas, nem por isso, o gerente deve mentir. Existem maneiras de fazer comentários construtivos sem fazer uma crítica muito pesada. Algumas empresas têm um sistema de valorização de profissionais através de campanhas, funcionário do mês, ou algum bônus por rendimento.

Quanto às críticas, sempre que possível, em vez de apontar os erros faça um debate sobre as questões pontuais. Ouça seu funcionário, peça e faça sugestões. Se a pessoa estiver se sentindo muito sobrecarregada ajude a pessoa a planejar pequenas metas, assim as questões serão resolvidas por partes e cada passo, um sucesso rumo à meta final.

Nunca deixe uma reunião sem perguntar se há algo mais a ser tratado.

Seja presente, mesmo quando as coisas estiverem correndo bem

A presença dos líderes no acompanhamento das atividades é importante, pois imprevistos podem ocorrer, faça reuniões regulares. Equipes que trabalham informadas sobre procedimentos e processos tendem a estar preparadas para imprevistos.

Finalmente, não dê chance ao azar

Como gerente, sua função é ajudar as pessoas da sua equipe, resolvendo questões e ajudando-as a serem as melhores que puderem. Você como um líder, tem a responsabilidade de ser proativo sobre as questões pessoais da sua empresa.

Fonte: https://lattice.com/library/6-people-management-tips-that-will-make-you-a-bette

Venha se
conectar

Siga-nos nas redes sociais
e acompanhe o universo Revollu.
instagram logo facebook logo linkedin logo

Revollu

Produtos

Atendimento

(Segunda a Sexta das 09h00 às 17h30)

Revollu Tecnologia 41.811.544/0001-10 R. Roque Antonio da Silva, 181 - Bambuí, MG - 38900-000

Ao acessar nosso site, alguns dados relacionados ao seu dispositivo, bem como cookies poderão ser coletados com a finalidade de operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para saber mais, acesse nossa política de privacidade.

instagram logo facebook logo linkedin logo
instagram logo facebook logo linkedin logo