
2022-09-28 4 min leitura
Educação Bilíngue: vale a pena?
Conhecer uma nova língua certamente abre portas, especialmente no que se refere a oportunidades de trabalho em um mundo cada vez mais sem fronteiras. No entanto, as vantagens de se começar a aprender uma nova língua não param por aí.
Quanto mais cedo o contato com uma nova língua iniciar, mais desenvoltura, comunicação e segurança em relação ao contato com pessoas de outras nacionalidades
Em relação à vida acadêmica, o bilíngue tem acesso a informações inéditas e exclusivas de outras regiões. Oportunidades para pessoas que falam mais de uma língua acontecem, pela capacidade de comunicação com estrangeiros, pelas oportunidades de ampliar conhecimentos e novas tendências.
Um fato interessante é que a pessoa que aprendeu mais de uma língua, acaba desenvolvendo facilidade de aprender outras língua e quebra-se o mito de que aprender uma nova língua é muito difícil. Além disso, a base de comparação para novas línguas aumenta: português, espanhol, francês, italiano, por terem a mesma origem, acabam tornando o aprendizado mais tranquilo.
Algumas pessoas acabam por querer aprender mais e mais, como um desafio pessoal. Alguns estudos reportam que o rendimento escolar de alunos bilíngues é melhor. O Conselho Nacional dos Supervisores Estaduais para Línguas (NCSSFL- USA), concluiu que a educação bilíngue facilita o aprendizado de disciplinas como Ciências, Matemática, Física, Sociologia, etc).
Pessoas com maior conhecimento cultural, tendem a ser mais abertas às diferenças. Uma das vantagens de se frequentar ensino bilingue é o aprendizado do respeito ao diferente, o que melhora a empatia e a tolerância.
E para crianças? Bom, quanto mais cedo se aprende, mais perfeito será a pronúncia e a capacidade de fluência da criança. Há uma maior desenvolvimento de raciocínio lógico
Fonte:
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/ensino-bilingue-na-educacao-infantil-quais-sao-os-beneficios