Revollu

Blog Revollu

people together
Voltar

2022-07-22 15 min leitura

Maria Montessori - Uma breve introdução e atividades

Apresentando Maria Montessori
1.png
Maria Montessori (1870 – 1952) foi uma médica, educadora e inovadora que se tornou aclamada por um método educacional desenvolvido na aprendizagem infantil. Sua primeira escola foi fundada em janeiro de 1907 e há relatos de cerca de 22.000 escolas existentes, em cerca de 110 países ao redor do mundo.
Montessori nasceu na Itália, filha de um administrador financeiro e uma mãe que priorizava a educação. Maria, foi uma estudante brilhante e aos 13 anos entrou em uma escola técnica de Engenharia, mais tarde no entanto, mudou de ideia e decidiu se tornar médica. Frequentou a Universidade de Roma e se formou em 1896, sendo uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina na Itália.
No início de sua carreira, Montessori trabalhou com psiquiatria e desenvolveu grande interesse na educação e pedagogia. Seus estudos levaram ao questionamento de métodos existentes para a educação de crianças com problemas de desenvolvimento e problemas intelectuais. Em 1900 ela foi designada co-diretora de um instituto para formação de professores na área de Educação para Necessidades Especiais. Isso lhe proporcionou a observação científica e experimentação de novas metodologias para trabalhar com crianças.
Em 1907, Montessori aceitou um novo desafio, criar um centro de cuidados para crianças carentes: a Casa Del Bambini, que veio a se tornar um ambiente de qualidade para a aprendizagem de crianças pequenas. Pela observação e experiência adquirida com seu trabalho anterior, ela desenvolveu materiais para ensino e um ambiente de sala de aula que atendem os desejos naturais das crianças em aprender. O sucesso de seu empreendimento se espalhou de tal maneira que em 1910, seu trabalho já era mundialmente reconhecido. Montessori, faleceu dia 6 de maio de 1952.

A partir de agora, apresentaremos o Método Montessoriano, que é baseado em 6 pilares principais:

2.png

Os pilares apresentados por Montessori, dependem muito da interação escola-família.

O material didático
A faceta mais marcante da Educação Montessoriana é a sua abordagem prática. Alunos trabalham com materiais especialmente desenhados para manipulação e investigação até que os conceitos sejam desenvolvidos pelas crianças.
Cada material é desenhado para apresentar e trabalhar com uma habilidade de cada vez, iniciando da mais simples para a mais complexa. A construção de materiais, usando tentativa e erro pode fornecer ao aluno uma forma de entender seu progresso e corrigir falhas independente do professor. O uso de materiais concretos auxilia na transição para a abstração e introduz conceitos que se tornam mais complexos conforme a necessidade de novos desafios vai surgindo.

3.png

Dentre as práticas Montessorianas estão os agrupamentos multi-idade, blocos de trabalho sem interrupção e escolha guiada de atividade. O trabalho em grupo com crianças de diferentes idades ajudando umas às outras, imita o mundo real onde socializamos com pessoas de todas as idades.
Na primeira infância os alunos aprendem através de atividades sensório-motoras, trabalhando com materiais que desenvolva sua cognição por meio de experiências diretas através dos sentidos. Nos anos seguintes a criança continua a organizar seu pensamento através de trabalhos com materiais concretos e uma abordagem interdisciplinar enquanto passa da fase concreta para a mais abstrata. Essa organização das informações prepara as crianças para o mundo adolescente, quando pensamento e emoção evoluem para a compreensão de conceitos mais abstratos e universais como igualdade, liberdade e justiça.

Atividades Sensoriais 0 a 6 meses
São muitas as atividades que podem ser utilizadas baseadas na metodologia desenvolvida por Montessori. Vale lembrar que: o aprendizado se dá pela brincadeira e a evolução natural da criança é valorizada, embora seja possível encontrar materiais prontos de madeira e plástico.
Para bebês, existem várias atividades simples para ajudar no desenvolvimento de habilidades, tais como linguagem, atenção, desenvolvimento emocional.
Fizemos uma seleção de 7 atividades, confira abaixo:

Atividade 1: Falar com os bebês com diferentes entonações
Leia uma história para seu bebê, fazendo vozes diferentes para os personagens e sons durante a leitura. Observe as expressões faciais da criança em relação aos diferentes tons. Isso auxiliará no desenvolvimento linguístico.

6.png

Atividade 2: Acompanhamento
Selecione um brinquedo macio e colorido. Com o bebê deitado, segure o brinquedo perto da criança, balance-o e gentilmente encoste o brinquedo no bebê para chamar a sua atenção. Mova o brinquedo de um lado para o outro, encorajando o bebê a acompanhar com os olhos. Essa atividade auxilia o desenvolvimento visual.

Atividade 3: Dança
Escolha uma música agradável e enquanto segura seu bebê, dance gentilmente com ele, acompanhando o ritmo da música. Essa atividade encoraja a escuta, aumenta o interesse em música e aumenta a ligação da mãe com o bebê.

Atividade 4: Cante
Se o bebê estiver agitado ou não quiser dormir, cantarole uma canção de ninar, usando um tom bem suave. Se não se lembrar da letra da música, busque inspiração na internet ou invente a sua própria versão.

Atividade 5: Auto-reconhecimento
Encontre um espelho que seja seguro para o bebê. Mostre a sua imagem no espelho e pergunte quem é. Mostre-se junto com o bebê, depois mostre o bebê com algum brinquedo refletido. Essa atividade ajuda no desenvolvimento pessoal e social.
7.png

Atividade 6: Abdominais para bebês
Quando seu bebê estiver com um bom controle no pescoço, deite-o, coloque suas mãos embaixo do braço e ajude-o a sentar. Conforme o bebê vai crescendo, passe a segurar as mãos e ajude-o a sentar. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades motoras e controle de cabeça.

Atividade 7: O jogo da imitação
Veja quantas ações sua criança pode imitar em sequência: estale a língua, batuque na mesa, abra e feche as mãos, dê tchauzinho. Inicie sempre com uma atividade comum para a criança.
Fonte: Artigo “Development in the First Years of Life”, por Ross A. Thompson, Revista Caring for Infants and Toddlers, Volume 11. Nº 1 Primavera/Verão 2001

Atividades Sensoriais 6 a 30 meses

4.png
Esse é um período de curiosidade natural do bebê. Para crianças de 6 a 30 meses, quase tudo é uma experiência sensorial. O mundo é explorado pelo toque e pelo sabor, e há uma grande fascinação por cores, sons e cheiros.
Para incentivar ainda mais essa característica natural, você pode fazer uso das seguintes atividades:

Chocalhos
Você pode usar chocalhos comprados e deixar o bebê explorar os diferentes sons, mas fazer o seu próprio é tão fácil e permite que você troque os conteúdos para mudar os sons quando o bebê estiver cansado. Tudo o que você necessita é de um recipiente plástico transparente que você pode colocar grãos, pedrinhas de aquário, guizos... A vantagem dos chocalhos feitos em casa é a possibilidade de padronizar os mesmos em relação ao tamanho do recipiente, o que ajuda a isolar as diferenças de som dos brinquedos.
10.png

Baú dos tesouros
O baú de tesouros, pode ser uma caixa com uma coleção de itens interessantes. A caixa é interessante para crianças com baixa mobilidade, que estão loucas para sair explorando os ambientes. Crianças maiores também gostam de baús de atividades, desde que o conteúdo seja interessante para eles.
Os itens devem ser grandes o suficiente para que o bebê possa explorá-lo sem interferência de um adulto. Varie o conteúdo da caixa para que seja sempre instigante. A caixa pode conter: diferentes tipos de escovas ou pincéis, vários itens de uma mesma cor, como brinquedos de borracha, blocos de madeira, pompons. Uma caixa de frutas e legumes de plástico ou itens de cozinha, ferramentas de plástico. Há uma infinidade de possibilidades.

Conhecendo diferentes texturas de alimentos
Comer é definitivamente uma experiência sensorial. Você pode aproveitar e montar caixinhas sensoriais com conteúdo comestível para as crianças, especialmente se seu bebê estiver na fase de colocar tudo na boca. Trabalhe com diferentes texturas e conteúdos. Encha uma caixinha com farinha, deixe seu bebê explorar e ver como ela voa, depois acrescente água, deixe a criança explorar o que acontece. Cozinhe macarrão, deixe esfriar, deixe a criança explorar. Tigelinhas com pedaços de frutas também são bons para explorar cores e sabores.
11.png

Pintura com os dedos
Essa é uma atividade que toda criança adora. Com uma tinta lavável, não tóxica, a partir do momento que a criança senta sozinha ela pode começar a explorar essa atividade, no entanto, ela deve achar a atividade mais interessante após alguns meses.
12.png

Massinha
Neste departamento, muitas são as opções. Existem as massas de modelar coloridas, compradas prontas. As opções de massinha caseira e hoje, a não tão utilizada, argila. Para crianças de 24 meses, a argila é excelente para o desenvolvimento dos músculos das mãos, pois é mais difícil de modelar. Seu cheiro único e toque refrescante são outras experiências que a argila pode oferecer.
Para as crianças mais novas as massinhas são uma boa opção, lembre-se sempre de olhar os conteúdos das mesmas para que não sejam tóxicas, ou faça a sua própria massinha.

Aqui vai uma receitinha bem prática para fazer a sua em casa:
Ingredientes: 1 xícara. sal, 4 xícara farinha de trigo, 1 ½ xícara de água, 3 colheres/sopa de óleo de cozinha e corantes alimentícios.

Modo de fazer: Misture os elementos secos numa vasilha grande, depois acrescente a água e o óleo. Separe essa massa básica em 4 a 5 partes, acrescente os corantes alimentícios das cores desejadas e a massinha estará pronta para brincar.

Essa massinha pode ser conservada na geladeira em saquinhos tipo ziplock ou em potinhos fechados. Ela tem a vantagem de não grudar nas mãos e caso a criança leve à boca, não fará mal.
13.png

Reconhecendo cheiros
Vários bebês querem experimentar as folhas que encontram fora de casa. Uma maneira segura de atender a essa curiosidade natural, é na cozinha apresentar a sua criança algumas plantas usadas na culinária. Coloque 3 tipos de plantas comestíveis (hortelã, cebolinha e salsinha, por exemplo) em uma bandeja, segure, cheire, coloque na boca um pedacinho. Depois deixe o seu bebê fazer o mesmo. Se a criança estiver acostumada com os temperos, você pode até ajudá-lo a ver qual tipo de tempero está na sua comida. Quem sabe este não será o despertar de um mini-chef?
14.png

Explorando o mundo ao seu redor
A melhor experiência sensorial para as crianças, é aproveitar o tempo que passam fora de casa. Os sons da natureza, sentir o vento no rosto... Isso não pode ser imitado. Mesmo no frio, onde é mais difícil ficar fora de casa, deixe que sua criança sinta as variações de clima.
Brincar na chuva, sentir o cheio da grama molhada, pisar na grama, seca e molhada, pisar na areia, na terra, brincar com barro… São atividades que vão despertar os sentidos e a curiosidade.
2.png

Atividades para Crianças de 1 a 3 anos

Faz parte do método Montessoriano, que as crianças sejam divididas em grupos com idades mistas. Desta forma, as crianças maiores aprendem a respeitar as menores e a ajudá-las, seja oferecendo um modelo a ser seguido ou ajudando em algumas atividades de fato.

Considerando-se as práticas de vida na escola, temos: uma área de cozinha e a área de cuidados com a sala de aula, por exemplo:

Área da Cozinha
Nesta área deixamos materiais disponíveis para as crianças trabalharem a qualquer momento, como:

  1. Uso da faca – espalhando margarina na bolacha
  2. Cortar frutas e descascar – com descascador ou cortador (de ovos por exemplo)
  3. Espremendo frutas – laranja com espremedor
  4. Lavar seu prato e copo
  5. Despejar água ou outro material de uma vasilha para outra
    O que for ser realizado, tem que estar preparado em uma bandeja, pronto para ser utilizado. Isso atrai a criança. Sempre que possível faça uso de utensílios adequados ao tamanho da criança para que ela tenha sucesso.

Outras atividades da Vida Prática incluem:

  1. Lavar as mãos
  2. Fazer um arranjo de flor
  3. Varrer, passar pano no chão
  4. Limpar vidros
  5. Molhar plantas
  6. Cuidar de si – assoar o nariz, escovar o cabelo

Ideias de atividades para ajudar em casa

É muito importante incorporar algumas atividades de rotina da casa para as crianças. Pense nas coisas que a criança irá precisar e deixe-as prontas para uso. Faça porções pequenas, por exemplo, se for praticar passar manteiga na fatia de pão: ponha uma porção de manteiga em um pires, ou use aquelas manteigas e geleias que servem em hotéis.

Além das atividades acima mencionadas, outras atividades como:

  1. Ajudar a juntar a roupa suja e separar coloridas de brancas para lavar
  2. Se vestir e tirar a roupa. Sempre que possível, escolha roupas que facilitam a aprendizagem da criança
  3. Ajudar com o café da manhã, ajudar a colocar a mesa, servir a si mesmo sempre que possível
  4. Ajudar com o almoço – deixar que a criança se sirva de algumas coisas, como salada, frutas, ajudar na preparação da salada
  5. Aprender a arrumar a cama, pegar a sua toalha na hora do banho, guardar os brinquedos
  6. Ajudar nas compras
  7. Ajudar a amassar pão, pizza, bolachas
    Todas essas atividades tornarão a sua criança mais preparada para lidar com as questões cotidianas.

Montessori: Habilidades para a vida
17.png

Uma das maiores preocupações de Maria Montessori na formação da criança, é o seu preparo para a vida. De acordo com a sua metodologia, as responsabilidades e o envolvimento das crianças nas atividades de rotina, servem exatamente para esse desenvolvimento de habilidades.
Na cultura brasileira, historicamente podemos ver alguns períodos bem definidos quanto a isso.
Nas décadas de 40 a 60, as crianças eram incluídas nos afazeres, ou pelo excesso de crianças na família, ou pelas condições sociais. Depois desse período, houve um período de se exigir cada vez menos ajuda dos filhos nos afazeres domésticos, com a desculpa de que estes deveriam focar nos estudos. Em anos mais recentes, muita confusão entre o conceito de auxílio nas atividades domésticas e trabalho infantil tem feito com que as crianças, cada vez mais jovens, fiquem horas e horas a fio, atreladas as tecnologias como celulares e tablets e cada vez mais alheias ao mundo que as rodeia.
Montessori sugere que as crianças passem a colaborar desde a mais tenra idade. Isso de fato irá prepará-las para a vida.
11.png

Inspire-se, transforme esses momentos em momentos alegres, de ajuda, cooperação, diversão e desafios. Verá que as crianças gostam de ajudar, e ao fazê-lo desenvolvem muitas habilidades.

Venha se
conectar

Siga-nos nas redes sociais
e acompanhe o universo Revollu.
instagram logo facebook logo linkedin logo

Revollu

Produtos

Atendimento

(Segunda a Sexta das 09h00 às 17h30)

Revollu Tecnologia 41.811.544/0001-10 R. Roque Antonio da Silva, 181 - Bambuí, MG - 38900-000

Ao acessar nosso site, alguns dados relacionados ao seu dispositivo, bem como cookies poderão ser coletados com a finalidade de operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para saber mais, acesse nossa política de privacidade.

instagram logo facebook logo linkedin logo
instagram logo facebook logo linkedin logo